segunda-feira, 21 de junho de 2010

Viola e Cantoria na SEEC - Curitiba

 Aos apreciadores da boa música caipira, eis uma boa oportunidade de ouvir seus clássicos. Uma apresentação do grupo Viola e Cantoria, no auditório da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná em Curitiba. Segue a notícia, na íntegra, incluindo repertório:

“Viola e Cantoria na Secretaria de Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura recebe a Orquestra Viola e Cantoria no projeto Música nos Museus do mês de junho. O recital acontece na próxima terça-feira, dia 22, às 18h30 no Espaço Miguel Bakun, anexo à Secretaria (R. Ébano Pereira, 240). No repertório serão apresentados alguns clássicos da viola como “Chalana” (Mario Zan/Arlindo Pinto), “Chico Mineiro” (Tonico/Francisco Ribeiro), “Tristeza do Jeca” (Angelino de Oliveira), “As mocinhas da Cidade” (Nhô Belarmino e Nhá Gabriela), entre outros. A apresentação tem duração de 50 minutos, classificação livre, e entrada franca.
A Orquestra Viola e Cantoria, que já existe há quatro anos, pesquisa e resgata a música caipira com foco no Paraná. É por meio de releituras e composições próprias que os cancioneiros recuperam esse estilo de cultura musical. O repertório é composto por toadas, guarânias e ponteios, que “descrevem a saga das velhas tropas que ainda trafegam no imaginário do povo”, diz José Cândido de Moraes, um dos fundadores da orquestra. Ele também explica que as canções trazem a tona lembranças de um tempo onde as pessoas se reuniam ao som caipira.
Com um espetáculo baseado em aspectos da formação histórica do Estado do Paraná, principalmente o tropeirismo, o grupo já se apresentou em diversos eventos no Paraná e Santa Catarina. Eles procuram manter sempre a estética do homem simples, que vive no campo e transforma seus sentimentos em canções. A Orquestra Viola e Cantoria é composta por 16 instrumentos. A maioria são violas caipiras (violas de 10 cordas), acompanhadas de bandolim, cavaquinho, violão, contrabaixo, percussão e voz.
Música nos Museus
O Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A idéia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério principal a qualidade dos músicos paranaenses.
Para a Secretária de Cultura Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir num só espaço música e arte. "O projeto Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural", finaliza.

Serviço: Música nos Museus com a Orquestra Viola e Cantoria. Única apresentação na terça-feira, dia 22 de junho, às 18h30, no Espaço Miguel Bakun, anexo à Secretaria de Estado da Cultura (R. Ébano Pereira, 240). Entrada franca. Duração 50 minutos. Classificação livre.

Sugestão de box:
Repertório
1. Chico Mineiro – Tonico/Francisco Ribeiro
2. Cabocla Tereza – Raul Torres/João Pacífico
3. João de Barro - Teddy Vieira/Muíbo Cury
4. Chalana – Mario Zan/Arlindo Pinto
5. Cavalo preto – Anacleto Rosa
6. Saudade da minha terra – Goiá / Belmonte
7. Paraná Gury – José Cândido
8. Menino da porteira – Teddy Vieira /Luizinho
9. Porta do mundo – Peão Carreiro/ Zé Paulo
10. Tristeza do Jeca – Angelino de oliveira
11. As mocinhas da cidade – Nhô Belarmino
12. Remanso do Tibagi – Cláudio Avanso
13. Folia de Reis – Chico Anísio/Arnaud Rodrigues
14. Tocando em frente – Almir Sater/Renato Teixeira
15. Vide vida marvada – Rolando Boldrin
16. Cuitelinho - Paulo Vanzolini / Antônio Xandó
17. Pagode em Brasília – Teddy Vieira/Lorival dos Santos
18. Falou e Disse – Tião Carreiro/Lorival dos Santos e Piraci”

fonte: Site da SEEC http://www.cultura.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=371

Nenhum comentário: