quinta-feira, 14 de abril de 2011

Apucaranenses ganham prateleira exclusiva na Biblioteca Municipal


O livro Rosa, Espinho, Letra e Vinho de minha autoria encontra-se agora, nesta estante.


"Qua, 23 de Março de 2011 17:49

E-mailImprimirPDF
Com a presença de um grande número de escritores, a Fundação Cultural de Apucarana (Funcap) lançou nesta quarta-feira (23/03), na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, um local exclusivo para obras de autores que nasceram ou que residem atualmente no município. Na estante, os livros ficam agora à disposição tanto para empréstimo, quanto para leitura no local.
Segundo registro da Funcap, existem atualmente 16 autores de livros radicados na cidade. “Sabemos dos desafios ao se escrever um livro, de toda a preparação e obstáculos que são necessários enfrentar até que ele seja editado e esteja disponível para o leitor. Nosso acervo tem milhares de obras, mas a partir de agora o trabalho de apucaranenses vão estar em destaque, de fácil identificação por parte de nosso público”, disse professora Cirlene Moscatto, diretora-presidente da Funcap, que no ato também representou o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), que cumpre compromissos oficiais em Brasília nesta quarta e quinta-feira.
A expectativa é de que, com a prateleira exclusiva, muitos talentos locais ainda desconhecidos, possam se inspirar em conhecer os autores e descobrir o universo da autoria. “E com isso, assim como esses escritores, possam ser reveldos, eternizando em palavras a história de povos ou pessoas que marcam a vida do coletivo, ensinando lições de vida, muitas vezes retratando cotidianos que serão importantes para as próximas gerações”, complementa Moscatto.
Os autores conhecidos pela Funcap até o momento e que compõem a “prateleira de Apucarana” na biblioteca municipal são: Braz Miranda, Coronel Odone Corso, Emília Cretuchi, Fahed Daher, Francisco Dias Soares Sobrinho, João Batista Mareze, João Ganem, José Antônio Bertolin, Leny Zulim, Maria Salete Cervantes, Mársio Domingues, Padre Bertolin, Paulo Bovo, Paulo Martins, Pedro Cagna, Tiago Zardo, Valmor Giavarina e Valter Pegorer. “Esta iniciativa é uma contribuição pública para com a produção literária de nosso município, incentivando ainda mais a leitura e a formação cultural do cidadão apucaranense”, concluiu a diretora da fundação.
Entre o público presente estiveram alunos da Escola Evolução, que durante quase uma hora realizaram perguntas aos escritores. Dentre as obras há títulos nos gêneros: científicos, contos, jornalismo, literatura infantil, música, poesia, prosa e romances.
Biblioteca PúblicaO espaço foi inaugurado em 1968. Localiza-se na Praça Semiramis Braga (Praça do Clube 28 de Janeiro) ocupando uma área de 123 metros quadrados. É composta de um salão principal no qual ficam as enciclopédias e livros didáticos, mesas e cadeiras; uma sala para livros de literatura, romances, poesias, contos e crônicas; e outra sala para literatura infanto-juvenil com estantes baixas e acomodações próprias para o público infantil.
Para fazer empréstimo de livros são necessários: duas fotos 3x4 recentes, RG e comprovante de endereço. Se o leitor for menor de idade é necessário que o responsável assine a ficha. O prazo para a devolução do livro é de 7 dias, podendo ser renovado. Em caso de extravio ou dano, o leitor terá que repor o livro. Em caso de atraso na devolução, o leitor será suspenso de acordo com os dias de seu atraso.
O horário de atendimento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone 3425-2823."
Fonte: www.apucarana.pr.gov.br
Foto: Edson Denobi

Nenhum comentário: