domingo, 7 de fevereiro de 2010

Vila Rica-Fênix/Pr















Em 06/02/2010, professor Antonio Carlos Ribeiro e eu, estivemos na cidade de Fênix, no estado do Paraná. Fica a cerca de 100 km de Apucarana. Foi uma breve expedição com o intuito de conhecer a região em que há mais de 400 anos se instalara a vila espanhola chamada Villa Rica Del Espirito Santo, onde jesuítas catequizaram índios. Ali também era passagem do caminho de Peabiru e a vila fazia parte de um conjunto de mais de 10, instaladas após o tratado de Tordesilhas.
Atualmente, resta apenas uma capela, no alto de um morro logo a entrada da cidade, e um conjunto de ruínas, inseridas no Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, entre os rios Ivaí e Corumbataí.
O parque é administrado pelo Museu Paranaense, de Curitiba.A Capela fica a cargo do município e encontra-se em péssimo estado de conservação, conservando apenas alguns traços e materiais originais.
No Parque, existe um museu, com maquete e planta do que foi Vila Rica, bem como material arqueológico da fauna e povos indígenas que habitaram a região. As ruínas estão interditadas para pesquisa arqueológica do Museu Paranaense, que, por sua vez, não recebe verbas para continuidade de trabalhos.

Um comentário:

Matheus disse...

quanta riqueza em amigos muito legal abraço paulinho faz solana arapongas