segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tumba de Pai e Filho descobertas em Saqqara

A noticia chegou ontem de que arqueólogos descobrem duas tumbas egípcias antigas, pertencentes a pai e filho na necrópole de Saqqara. A tumba muito bem decorada cravada na rocha foi descoberta na semana passada  mas ainda não havia sido divulgada, parece que ela nunca foi roubada e isso a torna de grande importancia.
A descoberta foi feita durante as escavações de "Gisr El-Muder", proximo a pirâmide de Djoser, esta área ja vem sendo escavada desde 1968.
Dr. Zahi Hawass disse que as tumbas pertencem ao oficial Shendwa e seu filho Khonsu da 6a. dinastia.
A tumba mais antiga consiste em uma porta falsa pintada com diferentes títulos do dono da tumba.
Alguns dos títulos de Shendwa estão " Chefe dos escribas reais". A cena da porta mostra cenas do morto sentado na frente de uma mesa de oferendas.
Bem a frente da porta falsa há um passagem descendente com cerca de 20m. Dentro da passagem, o time descobriu um obelisco de 30cm e um relevo pintado.
O obelisco é um símbolo de adoração ao Deus Sol Rá.
Quando abeta, a tumba de Shendwa foi encontrada intacta . Os ladrões de tumbas nunca a invadiram, mas infelizmente o lindo sarcófago de madeira se deteriorou devido a umidade.
Juntamento ao sarcófado há uma coleção de de jarros de pedra, incluindo 5 vasos de oferendas em formato de pato, contendo ossos de pato dentro.
A tumba de Khonsu foi descoberta próxima a de seu pai. A equipe encontrou também uma porta falsa, e uma mesa de oferendas no lado oposto e um lintel decorado com símbolos da 6a. dinastia. Na porta falsa há uma lista dos títulos de Khonsy, a maioria deles relacionados a seu pai. Juntamente um pequeno relevo mostrando Khonsu em diferentes poses.
Devemos ter mais detalhes durante esta semana.


tombsaqqara

Fonte: Egiptologia Brasileira

Nenhum comentário: