Descoberta a Tumba de Ptahmes ( Fonte Dr. Zahi Hawass )
A faculdade de arqueologia da Universidade do Cairo descobriu uma nova tumba em Saqqara. A missão escobriu a tumba do escriba real Ptah Mes, no cemitério oficial dos governantes da 19a. dinastia, localizado no lado sul da rampa da pirâmide do rei Unas em Saqqara.
O Ministro da Cultura Farouk Hosni anunciou descoberta no Egito sexta feira informando que a tumba pode ser datada entre 1203 e 1186 AC ou no periodo da 19a. Dinastia.
Dr. Zahi Hawass explica que a tumba tem 70metros de comprimento e é composta de vários corredores e capelas. Esta tumba é bem similar a tumba de Ptah Im Wiya, administrador dos selos reais, que viveu no reinado de Akhenaton. A equipe de arqueólogos alemães encontrou a tumba de Ptah Im Wiya em Saqqara em 2007.
Dra. Ola El-Egezi, da faculdade de arqueologia do Cairo, disse que o dono da tumba era uma figura proeminente e foi mencionado diversas vezes com cargos como escriba real e supervisor do Templo de Ptah.
Ela continuará as escavações que já revelam algumas estelas. Em uma delas há uma figura do morto com sua familia diante da triade de deuses de TEbas : Amun, Mut e Khonsu. Esta estela revela que na 19a. dinastia o culto a Amon já havia sido retomado.
O chefe desta misssão é o Dr. Ahmed Saeed , ele também mencionou que durante as escavações diversas estátuas do dono da tumba e sua esposas foram encontradas.
Uma grande cabeça esculpida, parece ser da filha do morto ou de sua esposa, esta foi achada junto a outras do morto.
Além disse , diversos amuletos, shabtis e vasos de cerâmica também estão sendo achados.
Dr. Heba Mustafa , outro membro do grupo, mencionou que os pilares desta tumba foram reusados na Era Cristã para construir uma capela. Também foi constatado que a tumba já foi roubada na 19a dinastia o que levou e a deteoração das paredes da mesma.
Diversos pedaços da tumba foram recuperados , que vão ajudar na reconstrução da tumba.
As escavações vão continuar a fim de que a passagem para a câmara de sepultamento seja encontrada, onde possa estar o sarcófago e os equipamentos funerários.
Fonte: Egiptologia Brasileira
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário