quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

66 anos de Apucarana!




Hoje a cidade de Apucarana completa 66 anos. Em uma matéria na Tribuna do Norte, principal jornal da cidade, o professor Vanderley Ceranto, diretor da FECEA, aformoi que Apucarana é "uma cidade sem memória"!


De fato, para se dizer que a cidade possui memória, há que se valorizar a sua História! A cidade não possui museu.


Com a morte do sr Kurt Jacowatz, ex-agrimensou da Companhia de Terras Norte do Paraná, o que era seu acervo particular se perdeu, para o Museu Pe Carlos Weiss de Londrina. Era um acervo muito precioso que continha muitas fontes históricas da cidade de Apucarana.


Outro acervo que se encontra escondido, conform diz o professor Ceranto, é o da FECEA. É um acervo grande, que pertence ao Museu da David Carneiro da FECEA, inativo desde a saída do seu organizador Ninger Marena.


No Distrito de Caixa de São Pedro, encontra-se o acervo do artista plástico e professor Antonio Carlos Ribeiro, que compõe o Museu Histórico do Pioneiro de Apucarana. É um conjunto de milhares d epeças, fotos, artefatos arqueológicos, muito rico sobre a História da cidade e região. O Museu Histórico do Pioneiro foi idealizado pelo professor Antonio e pelo historiador Leandro Hecko, não obstante, o desenvolvimento do projeto de organização e funcionamento continua parado, por falta de recursos.


Nenhum comentário: